Wednesday, October 06, 2004

A Canalha

Tem sido raro escrever mais do que uma vez por dia. Mas a saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI exige-mo.
Sou militante do PSD por convicção ideológica, embora duvide que o meu partido seja, de facto, Social Democrata. Mas, acima de tudo, prezo a Democracia e a Liberdade. Aliás, não consigo conceber viver num sítio qualquer que não seja em Democracia e com Liberdade.
Não tenho, por isso, pejo em dizer que a mais rastejante canalha que desde 1976 passou pela política portuguesa se encontra a governar Portugal. E entristece-me profundamente que uma parte muito significativa dessa canalha seja do meu partido.
Ainda hoje me custa a acreditar que Pedro Santana Lopes seja o Presidente do PSD. Dele sei que, para além das Santanetes ou, como também conhecidas nos mentideros da Câmara de Lisboa, 'Meninas do Bico', se esmerou em acabar com o que restava das finanças do município, não deixa obra feita nem planeada, mas apenas um enorme alívio com a sua partida. É o exemplo do político que nunca deveria ter chegado a lado nenhum. Infelizmente mostra à saciedade a pocilga em que chafurda a política portuguesa.
Que a TVI tenha cedido a uma pressão torpe, para afastar uma das vozes mais críticas (e correctas) da confusão que é este governo, é apenas um sinal de que a Sociedade Civil, que muitos gostam de estar sempre a invocar, não existe. Está dependente das benesses e simpatias do poder e não lhe é, como deveria, um contraponto.
Enoja-me que o meu partido seja liderado por esta cambada. Resta-me, com e como outros, fazer-lhes frente.

AR