Tuesday, September 14, 2004

O Nuno

Eu tenho um amigo chamado Nuno. O Nuno teve um acidente com uma arma de fogo, aos 18 anos, e ficou tetraplégico. O Nuno trabalhou comigo durante algum tempo, recordou-me a canção (que não ouvia há anos ...) composta em memória de Che Guevara e é uma das pessoas mais inteligentes e bem humoradas que conheço. O Nuno é atleta de alta competição, de natação, e não aceitou, como ele diz, "ser um coitadinho". O Nuno está en Atenas e participará nas provas de 50 metros costas e 200 metros livres.
Tenho orgulho em dizer que sou amigo do Nuno. E, como português, tenho orgulho nos outros 40 atletas. Todos eles se recusaram a ser coitadinhos.
Em abono da verdade, coitadinhos foram os que não tiveram a boa vontade e a solidariedade de, num país de cavaleiros, emprestar um cavalo ao Carlos, tendo que ser os ingleses a fazê-lo. Coitadinhos são uns que empenharam perto de €200.000 numa equipe de futebol de vedetas bacocas e mimadas que nos envergonharam nos "outros" jogos e deixam os atletas deficientes sem apoios. Coitadinhos são os governantes e dirigentes que tanto gostam de aparecer como apoiantes do desporto e tratam os atletas deficientes como cidadãos de segunda e um fado que não querem transportar.
Felizmente, ainda há pessoas que não querem ser, apesar de tudo, coitadinhos.
AR