Friday, June 11, 2004

Wish list

Agora que estamos na antevéspera do acto eleitoral para o Parlamento Europeu, gostava de deixar aqui a lista das coisas que me tinha agradado ver discutidas na campanha que não houve.
1) Reforço da Democraticidade das Instituições europeias. Tirando o Parlamento Europeu, eleito por sufrágio directo e universal (mas com poucas competências) todos os outros órgãos gozam de uma legitimidade indirecta, porque derivam de escolhas dos governos nacionais e não dos cidadãos. Gostava de ter visto esta questão ser discutida.
2) Defesa Europeia. Acho que era importante falarmos de defesa. Da criação de um eventual exército comum (ou, pelo menos, de Corpos de Exército). Da possibilidade de o fazer e do desejo (ou não) de levar a cabo essa empresa.
3) Política Externa. Para acabarmos de vez com esta confusão de uns dizerem sim e outros não e cada um fazer o que lhe apetece, ignorando o que poderia ser o interesse comum europeu. E para fazer sentido o Sr. PESC.
4) Harmonização Fiscal. Teria sido interessante ver discutida esta questão que me parece importante pelo pressuposto de justiça que julgo trazer. E pelas evidentes vantagens, para a União, que essa harmonização traria.
5) Política Social Comum. Seria muito bom que tivéssemos falado sobre política social, nomeadamente sobre a possibilidade de todos os cidadãos europeus usufruírem do mesmo tipo e qualidade de apoio fosse qual fosse o Estado da União onde se encontrassem.
6) A Reforma da PAC. A Política Agrícola Comum é o ‘Elefante Branco’ desta União. Consumindo quase metade dos recursos da União, beneficia principalmente os agricultores franceses, apoiando uma prática que fazia sentido nas décadas de 50 e 60 mas que não se justifica na actualidade, impedindo que esses recursos financeiros possam ser utilizados noutras áreas.

Teria sido bom se tivéssemos aproveitado estas duas semanas para falar sobre isto, não teria?
AR