Monday, May 31, 2004

Ainda acabam a cuspir no chão

Sendo social democrata, tenho a tendência (forte) de ser um franco-atirador. E isto porque, sendo razoavelmente liberal na vida privada, exijo rigor e seriedade na vida pública.
Vem este arengar a propósito das eleições europeias que se avizinham. Ao contrário de muita gente, não tenho nenhum problema com João de Deus Pinheiro. Sendo-me uma personagem razoavelmente indiferente, tem pelo menos a vantagem de ter experiência no que à política europeia diz respeito. O que não invalida que o Barnabé tenha razão nas questões abordadas no 'post' sobre a Carta de João de Deus Pinheiro. É que era suposto, realmente, estar-se a falar de Europa e não vejo nenhum dos candidatos a falar sobre tal assunto.
Vejamos. Sousa Franco terá responsabilidade nos problemas orçamentais actuais? Eventualmente. Mas parece-me razoável pensar o seguinte: 1) Pina Moura e Oliveira Martins terão muito, mas mesmo muito, mais e 2) o PS já foi julgado e punido pelo eleitorado por isso, para o caso de no PSD se terem esquecido disso. Se há coisa que me irrita é ver o meu partido, tal como o PC e o Dr. Cunhal há uns anos atrás, sempre com a mesma conversa.
Fale-se de Europa. E se os portugueses estão pouco interessados, então talvez os políticos devessem pensar na melhor forma de fazer passar a mensagem e não abandonar o debate que se pode e deve fazer a propósito da Europa e enveradar pelo insulto torpe em que esta campanha se está a tornar.
AR