Friday, June 04, 2004

Outros comícios

Comecei a ir a comícios muito novo. Recordo-me de estar no do 1º de Maio de 1974, em Coimbra. A festa/comício foi no Jardim da Sereia e lembro-me como se fosse hoje de andar sempre à volta dos meus pais a pedir dinheiro para comprar autocolantes. Sei que cheguei a casa com o peito cheio deles e particularmente orgulhoso de um grande e amarelo, que não me lembro já do que era ou de quem. O 1º de Maio de 1974, em Coimbra, foi um dia de Sol e estava calor.
Depois disso, lembro-me da manifestação de Lisboa em 1975, que reuniu os partidos democráticos que se opunham ao PC e a Vasco Gonçalves. Tinha sete anos e a Alameda D. Afonso Henriques tinha gente que nunca mais acabava.
Conto isto porque, como se vê pelos posts abaixo, tenho dedicado alguma atenção a esta coisa da política e sempre me vêm algumas imagens à memória.
Como se pode imaginar, na altura nem sabia o que era isso da política, mas gostava dos comícios porque eram festas. Festas grandes. Havia algodão doce e balões, normalmente em algum sítio grelhavam-se umas febras e, com sorte, ganhavamos uma bandeira. Se o tempo fosse frio não faltavam também os vendedores de castanhas assadas.
Há muito anos que não vou a comício nenhum. Não sei se ainda são festas. Mas sei que já não se enche a Alameda.
AR